Entenda como este guia estratégico pode ser uma ferramenta essencial para a gestão da sua marca.
Uma marca vai muito além de sua identidade visual. Ela deve refletir de maneira clara a cultura da empresa, sua visão de mundo e diferenciais tangíveis e intangíveis. Em outras palavras, a marca é a folha de rosto de uma estratégia para criar e gerenciar valor, representando como uma empresa pensa, fala e faz.
Mas como manter consistência de mensagem quando gerenciamos diversos canais, formatos e fornecedores ao mesmo tempo? Este é um dos principais desafios dos gestores de comunicação e marketing.
É aí que entra o Brand book – também conhecido por Guia de Marca –, um documento estratégico que norteia a gestão de diferentes áreas da organização em relação à maneira consistente e original de se transmitir a mensagem pretendida pela marca.
O que contém um Brandbook bem estruturado?
- Proposta de valor, diferenciais e posicionamento de marca
- Manual de marca: Guia de aplicação visual para logotipos e outros elementos derivados
- Famílias tipográficas
- Paleta de cores
- Estilo fotográfico e/ou de ilustração
- Outros assets da marca, como ícones, texturas, entre outros.
- Exemplos de aplicações
- Tom de voz
O que um brandbook traz de benefícios
Facilita a vida dos criativos: o manual de marca cria um ponto de partida mais claro para que agências de publicidade, estúdios criativos e produtores de conteúdo desenvolvam seus materiais, sejam eles impressos, digitais . Briefings mais precisos e completos geram melhores resultados.
Traz muito mais assertividade para os gestores de marketing e comunicação: o brandbook diminui a subjetividade de peças criativas, ajudando na estruturação e aprovação de materiais. Ele também diminui o esforço para transmitir informações essenciais da marca, uma vez que funciona como guia de consulta para fornecedores e colaboradores internos.
Cria um posicionamento de marca em sintonia com os objetivos de negócio: a estratégia de branding deve sempre estar conectada com os objetivos do negócio, mudanças no comportamento de consumo e bagagem cultural dos públicos. Guias visuais de marca ajudam os negócios a se manterem focados na construção de marca a curto, médio e longo prazo.
Aplicações do Brandbook na prática
Por ser abrangente, o Guia da Marca pode ser aplicado nos mais variados contextos do cotidiano de uma empresa. Um dos usos mais clássicos é na criação de campanhas ou peças de comunicação, garantindo o correto uso dos elementos gráficos, assinaturas e tom de voz da redação. Ele também é essencial para especificações em produções gráficas, estabelecendo com precisão os códigos das paleta de cores corporativas, fontes e outras especificações úteis para gráficas, confecções e similares. Projetos de arquitetônicos, de design de interiores e ambientações também podem ser beneficiados pelos direcionamentos deste guia.
Mas afinal, ele vale o esforço?
O Brandbook é uma ferramenta essencial na gestão de uma marca, uma vez que foca na originalidade, autenticidade e assertividade da comunicação e rede de significados que uma marca deseja incutir na mente de seus públicos. É um documento que só consegue ser estruturado por meio de um estudo abrangente de diferentes áreas da empresa, geralmente ligadas ao marketing, administração e comercial, mas que definitivamente vale todo o esforço.